segunda-feira, 14 de março de 2011

Kit Sram Rival




Especificações:  Manetes STI em carbono de 10V com 320g, Câmbio traseiro 188g e câmbio dianteiro braze-on 88g.
Tempo do Teste: 7000km
Modelo Testado: Kit Sram Rival 2010-11
Preço: Aprox. R$ 1100,00

Descrição e detalhes: Comprei o Kit Sram Rival 10v (STI + Cambio Traseiro e Cambio Dianteiro) para instalar na minha bike de treino q é uma ciclocross e as vezes uso ela com esse real fim (rsrsrsrsrsrs), então o mesmo foi testado em todas as condições possíveis sol, chuva, barro, poeira e etc para completar o grupo usei cassete e corrente ultegra 6700, freios V-brake Tektro e pedivela Specialized S-works que acompanham o quadro.
Trata-se do terceiro grupo na linha da Sram, sendo assim um grupo para competir com o modelo 105 de  sua concorrente Shimano.
Indiscutivelmente o grupo tem um excelente acabamento, STI com alavanca de freio em carbono o que da um visual muito bonito e diferenciado a bike, cambio dianteiro e traseiro em alumínio.
O STI tem uma ótima pegada, principalmente pra quem tem a mão pequena vai gostar muito e sentir mais comodidade se comparado aos modelos Shimano antigos, todos os modelos Sram tem a tecnologia DoubleTap aonde as marchas são trocadas apenas através da alavanca  menor, sendo necessário basicamente um movimento curto (1 click) para baixar o cambio e um movimento mais longo (2 ou + clicks) para subir as marchas, o sistema é diferente do Shimano mas muito fácil de se acostumar e as trocas rapidamente se tornam intuitivas. Um grande atrativo neste sistema é durante as trocas de marchas do cambio traseiro para sprints aonde seguramos na parte baixa do guidão e as trocas podem ser feitas segurando e fechando a mão sobre a alavanca menor dai é só fazer um movimento curto e giro do punho e as trocas são feitas, assim não sendo necessário abrir a mão ou mudar a posição e perder a pegada baixa no guidão e por conseqüente os preciosos segundos do sprint.
Com relação as trocas são rápidas e precisas , se comparado ao Grupo Sram Red claro que não tem a mesma velocidade e o movimento da alavanca de troca dever ser mais amplo, mas realmente o grupo Rival é muito preciso e tem ótimas prestações.  Claro isto deveria ser esperado porque senão não haveria vantagem nenhuma em obter um grupo superior, além de que preço do Grupo Rival é muito atraente.
Alguns corredores de ciclocross na Europa e USA optam por este grupo pelo custo e durabilidade principalmente do cambio dianteiro, que é muito solicitado nesta modalidade, vale lembrar que corredores de ciclocross possuem duas ou mais bikes para cada corrida já que durante as provas o excesso de barro é comum e na área de “boxes” eles trocam de bike e a outra fica sendo lavada e lubrificada para a possível nova troca.
Eu usei bastante o grupo e em todas as condições, cheguei a participar de uma etapa da Volta da enseada com a bike , fiquei muito satisfeito com o grupo. O único que tenho a reclamar que depois de quase 8000km rodados com o grupo o manete menor  do STI direito que faz as trocas do cambio traseiro começou a emperrar, pular marchas   e ficar duro, depois de abrir para fazer manutenção constatei que a alavanca de trocas havia quebrado e também constatei que a “catraca” já estava bem desgastada e com alguns dentes parcialmente quebrados (veja as fotos anexas no link acima).

Conclusão: Grupo com excelentes prestações, ótimo acabamento, preciso e a baixo custo. Apenas levanto a questão da durabilidade já que no meu caso acredito que tenha sofrido uma quebra prematura.

Á favor:  Custo x Beneficio
                Trocas precisas
                Acabamento em carbono
               Compatível com sistema shimano

Contra: Velocidade de troca se comparado a um grupo Top
               Durabilidade questionada do STI (minha quebra pode ser um fato isolado) 

2 comentários:

  1. Alejandro, muito boa as observações. Assim como você creio que a quebra do manete foi um acaso, visto que a expectativa de durabilidade deste grupo é bem maior. Como foi o desgaste do cambio traseiro? Ainda rodava muitos Km's?

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  2. Ola Alejandro, tive a quebra do manete direito do meu Sram Rival esta semana.

    Encontrei seu post, procurando outros casos semelhantes no google.

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