terça-feira, 22 de março de 2011

Q-rings Rotor Compact (Coroa Oval)



Especificações:  Coroas Rotor Q-rings 50x34 (ovais), confeccionadas em Alumínio 7075 CNC. Peso 145g.
Obs. A marca disponibiliza quase todos os tamanhos e modelos de coroas para Speed e MTB.
Tempo do Teste: 5 meses
Modelo Testado: Q-ring 50x34 110BCD
Preço: Aprox. U$ 200 o par.

Descrição e detalhes: Seria o retorno das coroas Ovais Biopace? Sim e não, a antiga coroa oval Biopace tinha como intenção apenas remover o ponto morto durante o giro do pedivela, que é o momento da pedalada aonde estamos com os pedais no ponto mais alto e mais baixo do giro (12 e 6 hs) aonde mecanicamente menos força se consegue imprimir, já as coroas Q-rings da rotor são variáveis e tem a intenção de não apenas diminuir o ponto morto e também  otimizar a força durante os pontos de maior forca no giro, sendo assim as coroas são divididas em zonas crescente e decrescentes de força, da seguinte maneira: numa coroa 53 dentes durante o momento do ponto morto a coroa fica 2,6 dentes menor e no momento de maior força ela fica 2,6 dentes maior, sendo assim a cada giro completo do pedal ela possui 2 zonas crescentes e 2 zonas decrescentes. O principal diferencial das Coroas Q-rings é o sistema OCP que possibilita a regulagem em até 5 pontos pré-definidos de regulagem através da furação, o que possibilita o refinamento do ajuste do maior ponto de força no momento ideal para cada ciclista. A regulagem pode ser dada através dos testes descritos pela marca ou por um teste de potencia feito com um Potenciômetro aonde se sabe o momento exato de maior potencia empregada durante o giro aonde se pode corrigir ou otimizar a força.

As coroas são compatíveis com quase todas as marcas de pedivela basta ver o modelo e furação.
As coroas foram instaladas primeiro em minha bike de treino na qual já usava uma relação compact, portanto a única diferença que tive  foi a “ovalização”, esta foi instalada na furação n.3 que foi obtida através de teste com potenciômetro. Pensei que iria sentir muita diferença no giro mas o que mais me surpreendeu é que o giro é muito fluido e não senti dificuldade nenhuma como calo ou mudança na velocidade do giro em determinado momento. A única diferença perceptível que tive foi uma leve dor na parte interna de coxa após o treino.
Realmente a adaptação é muito rápida e praticamente imperceptível. Acredito que tive uma melhora na performance do meu giro principalmente no meu passo que não é dos melhores.
A marca descreve testes no seu site aonde após testes laboratoriais e mecânicos conclui que as coroas aumentam a potencia empregada em 4,1% e diminui a formação de lactato em 9,1%, nas corridas aonde segundos são preciosos e chegar menos cansado para um sprint é fundamental, esses números são bastante relevantes.
Atualmente já tenho as coroas instaladas na minha bike de treino e também na de corrida.

Conclusão: Coroas muito leves que procuram dar um upgrade na sua performance diminuindo o ponto morto e maximizando a potencia da pedalada. Tem a possibilidade de regulagem o que melhora a individualização porém segundo o teste do fabricante se obtém por experimentação e se torna pouco preciso.

Á favor: Melhora na mecânica da pedalada
               Possibilidade de ajustes no momento do giro

Contra: Preço
               No caso de ter mais de uma bike seria ideal ter em todas
               Dificuldade na regulagem ideal

Um comentário:

  1. Olá boa tarde, maneiro demais seu blog.
    Olha só me interessei nestas coroas, sabe onde encontro aqui no Brasil? ou só no exterior ?
    Obrigado
    E-mail para contato ernanibi@bol.com.br

    ResponderExcluir