Especificações: Construido em carbono-Kevlar monocoque , e medidas compact (125 mm drop , 80mm Reach)
Tempo do Teste: 4 meses.
Modelo Testado: 40cm
Peso: 235g (40cm)
Preço: Aprox. R$ 900,00
Descrição e detalhes: A partir de meados de 2010 os guidões compact começaram a se tornar mais populares entre os corredores pro tour. A diferença básica entre os modelos tradicionais e estes ditos “compact” é a menor altura e pega (alcance) do guidão. Com isto a diferença de postura entre as pegas se torna menor e talvez mais cômoda para a maioria dos ciclistas.
O modelo foi criteriosamente instalado com o auxílio de um torquimetro em minha bike de corrida, já que como todos os guidões de carbono não se deve exceder a forca de aperto do avanço por existir o risco de quebra ou trinca do carbono. A primeira diferença que notei foi a facilidade em trocar as posições de pega do guidão, como sou um ciclista de baixa estatura e com pouco alongamento me senti muito mais cômodo na troca da pega alta para a baixa. Com os guidões tradicionais sempre me senti muito alongado ao usar a pega baixa porque sempre usei o guidão numa posição baixa em relação ao selim o que sempre me limitou bastante o tempo que suportava ficar nessa posição, já com este modelo “compact” a diferença de altura dele é menor o que me ajudou bastante na posição e agora continuo a usar o guidão na altura de costume e me sinto muito mais cômodo ao usar a pega baixa e tranquilamente rodo por bastante tempo numa postura mais confortável.
Outra diferença é o alcance também menor do guidão, o que deixa os manetes mais próximo e principalmente na pegada baixa os freios ficam mais próximos, em atletas que tem pouco alongamento também ajuda bastante porque assim ficará menos esticado.
O guidão em uso demonstrou-se muito rígido e bem confortável o que já era de se esperar pela sua construção em carbono que tende a absorver muito mais as vibrações.
Vale lembrar que o peso não é o maior atrativo em guidões de carbono já que temos no mercado modelos em alumínio com o mesmo peso e a um custo bem menor, sempre as maiores vantagens em guidões de carbono é a absorção de vibrações e trepidações , claro, sem falar na estética que deixa a bicicleta com um visual diferenciado.
Conclusão: Guidão Top de linha da marca FSA, com uma pegada mais cômoda que os tradicionais, já que tem suas medidas diminuídas (altura e alcance). Absorve muito bem as vibrações e trepidações da estrada bem como se mostrou muito rígido.
Á favor: Pegada mais “curta”
Rigidez
Estética
Peso
Contra: Preço
Aê, Alejandro!
ResponderExcluirA criação do seu blog BIKE TESTES é uma ótima notícia pros bikers de Resende e região. Ótima, aliás, pra bikers de todo o mundo!
Quem me avisou da existência dele foi o seu amigo Jefferson Grijó. Daí, fiz uma postagem sobre o seu blog no meu blog NORRIVAL, que você confere se acessar http://norrivalduarte.blogspot.com/2011/03/ae-bikers-novo-blog-na-praca.html .
Também já comuniquei o fato aos meus amigos do feicibuqui, que você também confere se acessar http://www.facebook.com/notes/norival-r-duarte/a%C3%AA-bikers-novo-blog-na-pra%C3%A7a/161095237282464 .
Grande abraço, Norival.